quinta-feira, 9 de outubro de 2014

NAPOLEÃO BONAPARTE É O CARA!!! - Atividade para Oitavos Anos 'B' e 'C'

       Após os estudos sobre o revolucionário "Século das Luzes" e os grandes movimentos dessa época, como o Iluminismo, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, vamos conhecer melhor o século XIX na Europa. E este século começa com a marca de um dos personagens mais fascinantes da História, Napoleão Bonaparte. 
       Para você conhecer melhor esse carinha, que ajudou a dar forma ao mundo tal como vivemos hoje (dizem que desde a forma como numeramos as casas e edifícios de uma rua até o Direito atual tem o 'toque' de Napoleão!), você está convidad@ a ver o vídeo sobre este que será o nosso mais novo investigado nas aulas de História nos próximos dias. 

ATIVIDADES

Você pode ir se preparando para assistir ao filme lendo sobre o Napô no seu Livro: as páginas para leitura vão desde a 122 até a 131.

Atividade I - Escreva um pequeno texto - contínuo, sem dividir em itens ou perguntas - sobre o início da Era Napoleônica, esclarecendo os seguintes aspectos deste período:

a.  Como Napoleão alcançou o poder na França e de que forma organizou seu governo;
b. Quais acontecimentos favoreceram a concentração de poderes durante o Consulado;
c. Como termina o período do Consulado de Napoleão.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A)Durante o longo processo da Revolução Francesa, em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado e ele se tornou primeiro-cônsul. Em 1802, foi proclamado cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se auto-proclamou imperador.

    B) O consulado possuía características republicanas, além de ser centralizado e dominado por militares. No poder executivo, três pessoas eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão.

    C)Abandonaram-se os ideais "liberdade, igualdade, fraternidade" da época da Revolução Francesa, e mediante forte censura à imprensa e ação violenta dos órgãos policiais, desmanchou-se a oposição ao governo.

    ResponderExcluir
  3. A)Durante o longo processo da Revolução Francesa, em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado e ele se tornou primeiro-cônsul. Em 1802, foi proclamado cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se auto-proclamou imperador.

    B) O consulado possuía características republicanas, além de ser centralizado e dominado por militares. No poder executivo, três pessoas eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão.

    C)Abandonaram-se os ideais "liberdade, igualdade, fraternidade" da época da Revolução Francesa, e mediante forte censura à imprensa e ação violenta dos órgãos policiais, desmanchou-se a oposição ao governo.

    ResponderExcluir
  4. Napoleao foi general na Revolucao Francesa ate 1799, quando, com um golpe militar, ele tomou o poder.O Diretorio foi substituido pelo Consulado e ele tornou-se primeiro consul.Se auto-proclamou imperador em 1804, apos ser consul vitalicio por dois anos.
    O Consulado tinha caracteristicas republicanas e era centralido e dominado pelos militares. O poder executivo havia tres responsaveis, os tres consules(Roger Ducos, Emmanuel Sieyes e Napoleao Bonaparte).
    Os ideais liberdade, igualdade, e fraternidade foram abandonados e desmancharam-se a oposicao do governo a forte censura a imprensa e a acao violenta dos orgaos policiais.

    ResponderExcluir
  5. A-Durante o longo processo da Revolução Francesa, em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado e ele se tornou primeiro-cônsul. Em 1802, foi proclamado cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se auto-proclamou imperador.Nos quinze anos em que permaneceu no poder, Napoleão construiu um dos maiores mitos da história. Admirador do general romano Júlio César, acalentava o desejo de transformar a França na maior potência mundial. E não mediu esforços para alcançar seu objetivo. Governando de forma ditatorial, arrastou grande parte da Europa à guerra. Em 1810, já controlava quase toda a porção ocidental do continente, faltando apenas a Inglaterra.

    B-Principais períodos da história de Roma. Situada na planície do Lácio, às margens do rio Tibre e próxima ao litoral (mar Tirreno), a cidade de Roma originou-se a partir da fusão de dois povos: os latinos e os sabinos. Inicialmente uma aldeia pequena e pobre, numa data difícil de precisar Roma foi conquistada pelos seus vizinhos do norte, os etruscos, que dela fizeram uma verdadeira cidade. Os romanos eram também vizinhos dos gregos, que, ao sul, haviam criado a chamada Magna Grécia, onde habitavam desde a época da fundação de Roma.

    C-Após conseguir relativa estabilidade, Napoleão criou a mais importante realização política de todo esse período: o Código Civil Napoleônico. Por meio desse conjunto de leis, inspirado em varias diretrizes do Direito Romano, foram assegurados o direito à propriedade, a igualdade dos cidadãos perante a lei, a proibição das greves e sindicatos. A partir do Código Napoleônico, eram garantidos interesses fundamentais básicos da burguesia.

    Interessado em criar um corpo de funcionários públicos capacitados, Napoleão também teve a preocupação de reformar o ensino, atrelando ao Estado a tarefa de oferecer o ensino público à população. Foram criados os liceus, colégios internos responsáveis pela formação de cidadãos que, posteriormente, fossem capazes de ocupar os altos cargos do Exército e do Estado. Paralelamente, o ensino superior também foi incentivado com a criação de faculdades de Política, Direito e Técnica Naval.

    Finalmente, a França parecia abandonar as diversas dificuldades que ameaçavam a efetivação do processo revolucionário burguês. Aproveitando disso, Napoleão, que já havia sido proclamado como cônsul-vitalício, realizou um novo plebiscito junto à população. Dessa vez, a votação iria decidir se o antigo general poderia alçar à posição de imperador. Prestigiado pela decisão de seus governados, Napoleão se auto-coroa imperador na catedral de Notre-Dame, com as devidas bênçãos do papa.

    Leticia mendonça,julia garcia,ana carolina 8⁰C

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. 1)napoleao alcancou o poder da franca com um golpe militar , depois do longo processo da evolucao fancesa em 1799
    2)guerra e morte
    3) terminar em guerra , com navio "ganhando a guerra "
    Anna beatriz 8 c

    ResponderExcluir
  8. 1}napoleão alcançou o poder da frança com um golpe militar, depois do longo processo da evoluçao francesa em 1799.
    2)guerra e morte
    3)terminar em guerra, mas com navio ''ganhando a guerra''

    ResponderExcluir